





Alheava_dentro_o mar
Manuel Santos Maia
“dentro_o mar” integra-se no projecto “Alheava” que Manuel Santos Maia tem vindo a desenvolver nos últimos anos, apresentando, em cada uma das suas diversas fases, diferentes abordagens a um mesmo tema: o resgate de memórias das vivências nas ex-colónias portuguesas. Nesta exposição o autor desmultiplicou os meios, que, assentes no princípio da instalação, iam do vídeo, passando pela maqueta e pela fotografia até ao objecto escultórico (um caixote vazio, alegoria de vivências, com as inscrições de origem – Moçambique – e de destino – Portugal).
As memórias familiares são aqui recontextualizadas com a sua integração na memória colectiva. O subtítulo “dentro_o mar” sugere-nos simultaneamente o espaço onde foi construída a ponte por onde transitaram as vidas que regressaram a Portugal após a descolonização e o tempo interior de cada história pessoal onde se encerram as memórias. Daqui partiu o autor para o resgate dos registos materiais e imateriais de que é composta a exposição – o álbum de bebé do autor, as fotografias da cidade de Nampula e a reconstituição digital do espaço da casa onde viveu.
Alheava_within_the sea
Manuel
The family memories are re-contextualised herein through their integration into the collective memory. The subtitle “within_the sea” simultaneously suggests the space that served as a bridge for many people on their return to