Monday, March 5, 2007

texto Óscar Faria _ alheava




Uma cidade em movimento: quatro exposições no Porto

Óscar Faria

Na Galeria Quadrado Azul, Manuel Santos Maia apresenta mais um capítulo do seu projecto “alheava”, no qual, a partir da revisitação de memórias familiares, obtidas a partir de documentação variada – fotografias, filmes, certidões, etc. - , entrevistas e objectos, tenta reconstruir um passado vivido em Moçambique, África. Iniciado em 2002, este trabalho tem passado por vários lugares – Porto, Lisboa, Coimbra, Lagos – e adquirido várias formas, que vão da instalação à “performance”. A complexidade da iniciativa, que ainda prevê mais seis mostras, resulta das diversas problemáticas que são levantadas peloartista, a começar pela questão do pós-colonialismo, que é abordada de forma afectiva – o título global indica a distância com que eram vividos, no caso concreto desta família, os assuntos políticos derivados da colonização portuguesa, embora, como se prova em algumas das fotografias patentes na exposição, o olhar do fotógrafo, neste caso o pai do artista, captou alguns aspectos dessa dimensão – nomeadamente numa imagem em que um homem branco, de pé, olha para os trabalhadores negros, dobrados, certamente explorados por si.

Se os anos 90 ficaram marcados por “Bunker”, de Miguel Leal, a actualidade artística tem em “alheava” um dos seus mais consistentes projectos. Manuel Santos Maia assume simultaneamente os papéis de historiador, arqueólogo, etnólogo, encenador e artista. E cria momentos que podem servir para uma meditação – extensível a outras áreas, como o cinema ou o teatro – acerca da quase total ausência de representações relacionadas com o colonialismo português (o pintor Luc Tuymans tem abordado a dimensão belga do problema, por exemplo). É também desse silêncio que nos fala esta exposição, uma das mais depuradas das realizadas pelo artista, que depois de passar por vários espaços independentes, tem nesta a sua primeira mostra no circuito galerístico.

Óscar Faria – Uma cidade em movimento: quatro exposições no Porto – in Artes Plásticas – Exposições / Mil Folhas – Jornal “Público” de 12 de Mar 2005