Monday, March 5, 2007

alheava - imagem-objecto

Instalação

2002

Exposição Ask me why, and I`ll die

Maus Hábitos

Porto











alheava - imagem-objecto

instalação

(fotografias, e objectos)

2002

alheava - imagem-objecto, título de mais uma peça, que dá continuidade a uma série de trabalhos sobre o mesmo tema que MSM tem vindo a desenvolver: as vivências nas antigas colónias portuguesas, com todas as mudanças que ocorreram após a descolonização, evidenciando sempre o processo sensível e emocional que aí esteve e está implicado.

Desta vez são retratos desse período, dito “colonial” e do seu pós, dito “descolonial”. Documentos objectuais, tais como peças em pau preto e dentes de elefante, que caracterizavam os ambientes e os espaços habitacionais das gentes desses lugares distantes, fotografias tipo passe, fotografias de pessoas, de casas, registos civis, surgem no seu conjunto como retratos simbólicos, vestígios documentais de uma situação que marcou a história pessoal de quem por lá passou e, de um ponto de vista mais colectivo, da própria história de Portugal.

As referências são as personagens-tipo generalizadas conceptualmente mas com as quais é possível haver identificações: O Retornado; O exilado; O Refugiado; O emigrante; O falhado; O Português da metrópole; O Português da República Portuguesa de Moçambique, etc... De novo surge a condição do silêncio, da vida ocultada, do esquecimento e da ignorância implícita nestes retratos e nas nossas consciências.O que nos vem à memória???

Texto CristinaAlves Agradecimentos Familía Maia, Família, CristinaAlves e Sidónio.